A escola é considerada um espaço crucial para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidade junto aos membros que a integram, visando assim uma mudança, garantia de hábitos e também a construção de um estudante crítico e participativo.
O Projeto na saúde escola em Biologia sob a orientação do professor Rogério dos Santos, buscará introduzir uma transformação consensual, possibilitando através desse um desenvolvimento do embasamento Científico das patologias aqui tratadas e também influenciara na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.
A educação em saúde serve como a tônica da prevenção, esta proposta tem que receber cada vez mais importância, torna-se necessário para o ser humano, portanto, avaliar seus próprios comportamentos e estilos de vida. Quanto mais cedo essa conscientização for desenvolvida melhor tornam-se o índice de pessoas que frisa uma melhoria da qualidade de vida. È nesse sentido que a educação na escola em saúde trabalhará levando em conta nível de conhecimento e complementação no cotidiano da mesma.
A promoção de saúde é considerada um processo educativo que deve contar com uma dimensão muito importante: a participação de todos da comunidade escolar para uma melhor sensibilização em como se auto-cuidar das diversas patologias, estas que são contraídas na maioria das vezes através de vírus, bactérias e fungos.
Portanto tornam-se necessário que sejam desenvolvidas atividades educativas, levando em conta o saber, o despertar da curiosidade de cada um dos estudantes dessa escola, bem como frisar o desenvolvimento, a valorização dos intelectos dos mesmos.
Acreditamos que o estudante tem a possibilidade de capacitar e estimular a educação em saúde. Portanto o presente projeto-aula buscará trabalhar as potencialidades dos mesmos, as capacidades de adquiri conhecimento quanto na saúde assim influenciando na construção de um aluno (a) crítico (a) capaz em intervir em um ambiente, que propicie um acesso à saúde.
A educação em saúde além de frisar o desenvolvimento do próprio participante, da comunidade é também uma afirmação ética do educador.
A proposta é promover um projeto de discussão de saúde na escola a partir do território e contribuir com um projeto de compreensão de saúde como uma dimensão da vida.
Este Projeto tem como objetivos elencar o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio referente á métodos que visam à melhoria da qualidade de vida e capacitar, tornar protagonistas os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio referente à Hanseníase, Tuberculose, Hantavirose, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Drogas nas escolas, Influenza e Gravidez na Adolescência.
Texto: Prof. Rogério dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário