segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PRECONCEITO UMA PATOLOGIA SOCIAL DO MUNDO COMTEMPORÂNEO

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito.” (Albert Einstein)

Caso se pesquise o significado da palavra preconceito no dicionário da língua portuguesa será encontrado os seguintes dizeres: conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério.
Preconceito pode ser considerado um julgamento antecipado a respeito de algo antes de se ter um conhecimento aceitável, sendo assim é considerado por muitos estudiosos como sinônimo de ignorância e alienação.
Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida”.
O preconceito se manifesta de forma perversa, desdobra-se de várias formas e parte de diferentes indivíduos.

Preconceito contra homossexuais, deficientes físicos e mentais, concepções religiosas e políticas, mulheres, raças, classes baixas, idosos, ciganos, índios, prostitutas, nordestinos, ex-usuários e ex-presidiários, judeus, membros dos movimentos dos sem terras e sem dos tetos, entre outros.

O preconcento ocasiona danos e traumas terríveis a suas vítimas.
Algumas pessoas julgam possuir um grau de superioridade moral, intelectual e até mesmo física acima de outras. Uma cor, seja ela amarela, negra ou parda, passa a definir as qualidades e capacidades de um ser humano. A falta de um dos membros inferiores ou superiores, da visão ou da audição, torna um indivíduo, para alguns, totalmente incapacitado.
O preconceito no mundo atual não leva os discriminados para os campos de concentração como na época de Adolfo Hitler (1889-1945), atualmente ele se apresenta de forma mascarada. As pessoas não se julgam preconceituosas, mesmo não contratando um gerente deficiente ou negro, não aceitando um filho homossexual, olhando o vizinho do terreiro de umbanda de lado ou criticando aquele que acabou de sair da prisão.
Os alunos da 8ª A e B estão desenvolvendo teatro relatando o preconceito no mundo contemporâneo, onde após a exposição








Texto: Alunos da 8ª "A"
Imagens: Professora Patricia

Nenhum comentário:

Postar um comentário